A Câmara de Vereadores de Gramado realizou na noite desta quarta-feira, dia 26, uma sessão solene para entrega de quatro Moções de Aplausos. Foram homenageados, na ocasião: o Colégio Cenecista Visconde de Mauá (Cnec), pelos 60 anos, o Gramado Tênis Clube, pelos 70 anos de atividades, ambas proposições de autoria do vereador Neri da Farmácia (Progressista); a Unopar Gramado pelos 15 anos de atuação na comunidade gramadense, honraria proposta pela vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressista); e Airton Mendes, o mestre Juruna, pelos 30 anos de serviços prestados à comunidade, homenagem proposta pelo vereador Progressista Joel da Silva Reis.

COLÉGIO CNEC GRAMADO
A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) é o mais expressivo movimento de educação comunitária existente na América Latina. Surgiu em 29 de julho de 1943, em Recife (PE), do ideal de um grupo de estudantes universitários liderados por Felipe Tiago Gomes.
A história da CNEC em Gramado também teve o seu marco, e podemos destacar o dia 11 de março de 1963, quando tudo começou, sendo instalada no antigo Grupo Escolar Santos Dumont. A aula inaugural foi proferida pelo professor Pedro dos Santos, presidente do setor estadual da CNEC na época, que falou sobre o patrono da escola, Irineu Evangelista de Souza – o Visconde de Mauá.
Com a posse do professor Germano Blum, como presidente do setor, em dezembro de 1983, finalmente passou a ser divulgada a compra do prédio da antiga Escola São Pedro. Em 1985, transferiu-se para o prédio próprio e implantou as classes de 1° a 5° séries, ampliando o 1° grau, até formar a 1° turma em 1988.
A Educação Infantil e o Ensino Fundamental foram implantados em 1985; o Ensino Médio diurno, em 1992. No dia 11 de março de 2011, formaram-se os primeiros dezenove alunos, técnicos em Guia de Turismo Regional e Nacional.
A escola conta hoje com 30 professores, oito administradores, uma diretora, duas coordenadoras e uma orientadora, somando 42 profissionais.

UNOPAR
A Unopar iniciou seus cursos de graduação em Gramado no ano de 2008, junto a Escola Senador Salgado Filho, constituindo-se desta forma a primeira Universidade a desenvolver suas atividades no município de Gramado. Em 2018, a Unopar mudou suas instalações para o antigo prédio da Malharia Lucirene.
Atualmente são mais de 900 alunos matriculados nas modalidades semipresencial e 100% on-line. A Unopar já formou neste período mais de 2 mil alunos nas diversas áreas da graduação, contribuindo desta forma significativamente para o desenvolvimento econômico e social da cidade e da região.
A identidade da Unopar Gramado está centrada em seus valores: inovação, autorresponsabilidade, empatia, respeito e pertencimento.

TÊNIS CLUBE
A origem do Gramado Tênis Clube remonta ao final de 1952, quando um grupo de amigos idealizava uma competição hípica em Gramado. Este grupo era constituído por Elizabeth Rosenfeld, Ernesto Sperb, Francisco Dalle Molle, Hermann Nelz, Joaquim Maciel, Lia Barbedo e Lúcio Petersen. Porém, os planos mudaram e o grupo objetivou a criação de um clube que abrangesse o hipismo, o tênis, a natação e outros esportes. Assim, em 23 de Janeiro de 1953, o Gramado Tênis Clube é fundado.
Por volta de 1962, foi solicitado à diretoria do clube que o terreno fosse devolvido para a construção de um hotel. Assim, o então presidente da época, Francisco Zatti, com Celso Dalle Molle, realizaram a transação da compra de uma área de 15 mil metros quadrados no local denominado "Morro Lorenzoni", onde desde 17 de fevereiro de 1962 funcionam as instalações do Gramado Tênis Clube.
Após a escrituração, a falta de orçamento tornou-se notória e, o clube começou a apresentar dificuldades para a construção da piscina. Porém, o proprietário da empresa Piscinas H. Egger, ciente das dificuldades do clube, propôs a construção da piscina com custeio próprio, desde que recebesse títulos patrimoniais para vender à comunidade de Gramado.
Atualmente, o Gramado Tênis Clube transformou-se num dos Clubes mais completos da Região das Hortênsias, com espaço para o lazer, esporte e atividades sociais. Também, possuem em parceria, restaurante e academia para a comunidade gramadense.

AIRTON MENDES
Airton Mendes nasceu no dia 23 de outubro de 1972, na cidade de Província de São Pedro (Argentina). É casado com Priscila Nardi Mendes. Pai de Matheus, Mayara e Esthér Nardi Mendes, nascidos em Gramado. Mais conhecido como mestre Juruna, tem 50 anos de idade e há 35 anos pratica capoeira.
Iniciou suas atividades na cidade de Nova Petrópolis, em 1988. Chegou em Gramado como instrutor em 93, onde começou sua história nesta cidade. Em 1994 mudou de forma definitiva para Gramado. A Academia Ponto do Corpo foi quem abriu as portas para ele praticar a Arte da Capoeira. Logo em seguida, a Escola Senador Salgado Filho.
Já passaram por ele vários alunos, que se transformaram mestres, contramestres, professores e instrutores graduados, onde estes deram segmentos a essa arte, contribuindo com a formação de nossas crianças. Fundou seu próprio grupo (Capoeira tem Dendê), com sede em Gramado e filiais em vários Estados do Brasil e também um núcleo em Luanda, Angola.
Criou o Projeto "Ginga Gramado", com o intuito de poder levar essa arte aos quatro cantos da cidade e, com a parceria da Secretaria do Esporte, está trabalhando forte para que isso aconteça.

Data de publicação: 27/04/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima