A Câmara de Vereadores de Gramado realizou na noite desta segunda-feira, dia 8, uma sessão descentralizada no Centro de Cultura Várzea Grande. A ação, que visa aproximar a Câmara da comunidade, integra a programação da 12ª Semana do Legislativo. Os trabalhos na noite de ontem iniciaram com a fala da supervisora do Centro de Cultura, Fernanda Ferreira de Mattos, que falou sobre as atividades que o local oferece à comunidade da Várzea.
Na sequência, Dirlei Roberto Benetti Swaizer, representante da Associação do Vale das Montanhas, falou sobre a importância da sessão descentralizada na localidade e propôs aos vereadores a regionalização turística do Vale das Montanhas, com base na lei federal 1171/2008, a qual dispõe sobre a política nacional de turismo e define as atribuições do governo federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo do setor turístico.
Swaizer disse que a ideia é que toda a parte Sul da cidade receba essa regionalização, não como uma troca de nome dos bairros, onde fica o bairro Várzea Grande, mas como uma demarcação geográfica que possa ser explorada com base em um selo de regionalidade para empresas e comunidade local. "Nossa proposta não visa a exclusão de nenhum dos nomes dos bairros, mas, sim, uma marca sobre essa região Sul de Gramado de forma geográfica, a gente pode demarcar ela como a região do Vale das Montanhas e através dessa demarcação geográfica nós vamos poder desenvolver um selo, por exemplo, de regionalidade, onde todas as pessoas, todas as empresas e toda a comunidade de certa forma vai ser beneficiada", adiantou.
Na sequência, a sessão seguiu com o rito normal, com o espaço do Grande Expediente, onde cada vereador falou por sete minutos. Depois, ocorreu a entrega do título de Empresário Destaque a Jorge Maldaner. A Ordem do Dia contou com a votação de uma Moção de Aplausos a Tomas Magno. A proposição, de autoria do vereador Joel da Silva Reis (Progressistas), foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Outros três Projetos de Lei Ordinária (PLOs) foram colocados em votação: o 25/23 que autoriza o Município a contribuir financeiramente com a Associação Evangélica Luterana de Beneficência, o 26/23, que dispõe sobre a criação do Selo Feito em Gramado e o 27/23, que autoriza o Município a contribuir financeiramente com a Associação Hajime. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Hoje tem sessão solene na Câmara
A programação da Semana Legislativa continua hoje com sessão solene às 18 horas no plenário Júlio Floriano Petersen, da Câmara de Vereadores. Haverá entrega de homenagens a Germano Marcolino Blum como Vereador Emérito, a Gustavo Roloff Corrêa como Desportista Gramadense, e a Nelso Diego Ruppenthal como Trabalhador Modelo.
O título de Vereador Emérito é indicado pela Mesa Diretora, o título de Desportista os vereadores indicam nomes e a Mesa faz a escolha e o de Trabalhador Modelo foi indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gramado. A cerimônia será aberta à comunidade e

Data de publicação: 09/05/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima