Dando continuidade à programação da Semana Legislativa da Câmara de Vereadores de Gramado, na noite desta quarta-feira, dia 10, foram entregues os títulos de Mulheres Cidadãs.

Dando continuidade à programação da Semana Legislativa da Câmara de Vereadores de Gramado, na noite desta quarta-feira, dia 10, foram entregues os títulos de Mulheres Cidadãs. Foram agraciadas durante sessão solene Regina Maria Moretti no segmento da Saúde – indicada pelo Partido Progressista -, Natiele Krassmann na área do Empreendedorismo – indicada pelo PSDB -, Marli Zimmer Wille na área de Atividades Comunitárias – indicada pelo MDB -, e Marini Ferreira na área de Defesa dos Direitos Humanos, indicada pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).
Confira os históricos das homenageadas:

Regina Moretti
Regina Moretti, 76 anos, é natural de São Paulo. Chegou em Gramado no ano de 1996. Conheceu Lacy Bertoja (in memoriam), no ano de 1999, onde iniciou uma amizade profunda. Passou a ajudá-la com as doações de empresários e pessoas físicas para a construção o Lar de idosos Maria de Nazaré, através de móveis, utensílios domésticos e recursos financeiros.
Ajudou também na caminhada para a construção da instituição. Com o apoio de muitas mãos e muito sacrifício, o Lar de Idosos Maria de Nazaré foi inaugurado oficialmente em 2011 e passou a operar em 2012.
No início eram três idosas abrigadas, Regina fazia parte do Conselho Deliberativo como voluntária.
Depois de três anos de existência, precisaram preparar todos os documentos para a obtenção da filantropia, que conseguiram em 2016. Regina e o Sr. Alfredo Galafassi tomaram a frente com todos estes documentos, que envolvem o poder público e colocaram em ordem e em pleno funcionamento o Lar de idosos Maria de Nazaré.
Hoje, o lar conta com 20 idosas sendo 17 idosas institucionalizadas e três idosas que estão desde 2012, 2015 e 2016. Desenvolvem uma parceria com o Ministério Público através da promotora Natália Cagliari, que ajudou desde 2014 a rever o Estatutos e principalmente o acolhimento das idosas. Formaram também uma parceria com a Secretária de Cidadania e Assistência Social para o abrigamento das idosas.

Natiele Krassmann

Quando a empresária Natiele Krassmann, natural de Uruguaiana, e sua sócia Verônica Sella projetavam abrir um negócio, elas buscavam uma forma de trazer experiências que aguçassem os sentidos das pessoas. Daí surgiu a rede Criamigos, que permite à criança e ao adulto protagonizar a criação de sua pelúcia dando a ela voz, cheiro e estilo.
O que poucas pessoas sabem, é que esse trajeto lúdico e cativante de criação dos Criamigos – como são chamadas as pelúcias da rede – estava sendo traçado antes mesmo da rede sair do papel. Foi a memória afetiva que as bonecas de pano da avó de Natiele traziam para ela, que inspiraram o percurso criativo das pelúcias e o seu ritual de nascimento.
A empresária conta orgulhosa que hoje, a Criamigos, uma empresa nascida em Gramado, tem 66 lojas em todo o País e ainda trabalha, junto a sua sócia, no projeto do primeiro hotel temático infantil do Brasil, que também ficará em Gramado.

Marli Zimmer Wille
Marli Zimmer Wille, 59 anos, casada com Waldir Wille, mãe de Ana Paula e Leonardo, e avó de Thomás, sentiu a necessidade de contribuir com o coletivo desde muito jovem. Com a chegada das Irmãs do Imaculado Coração de Maria ao município, no final da década de 70, Marli com 13 anos, já fez parte das reuniões e iniciativas das mesmas, que levaram a formação da comunidade do Bairro Piratini.
Aos 15, contribuiu ativamente para a iniciação do grupo de jovens do bairro e integrou o CLJ Curso de Liderança Juvenil, através dos quais agia em prol do social. Sempre questionadora e com olhar altruísta. Em seguida, tornou-se catequista, função que segue até hoje.
Foi membro da Associação de Moradores do Bairro Piratini, ajudou a criar e por em prática o grupo de mães da Escola Senador Salgado Filho, o qual desenvolveu inúmeras ações para arrecadar fundos e unir a comunidade.  Compôs também Conselhos Pastorais e Municipais, como o Conselho Municipal de Assistência Social.
E até ano passado, esteve a frente da Pastoral do Menor Adolescente (Pama), da qual é uma das fundadoras e foi coordenadora por 17 anos. Para que essa instituição se mantivesse, dedicou muito tempo, trabalho árduo, com toda a equipe, esforços com o poder público e com entidades privadas, tudo isso para que mais de 90 jovens tenham acesso a ensino de diversas áreas, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

Marini Ferreira

Marini Ferreira nasceu em São Bernardo do Campo (SP), reside em Gramado há 12 anos e é mãe do Lucas. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Gramado e pós-graduanda em História e Cultura Afro-brasileira. É uma das idealizadoras do Coletivo Sankofa, que busca promover estudos sobre a diversidade étnico-racial e práticas para a valorização da história da cultura afro-brasileira e indígena na Serra Gaúcha.
Dentro da escola luta para a construção da educação voltada para as relações étnico-raciais desde a infância, trazendo as diferenças como algo enriquecedor das práticas e das relações entre as crianças, possibilitando, desde cedo, a construção de uma sociedade mais plural.
Criou o Coletivo Sankofa que é constituído por um número ilimitado de membros, formado por pessoas físicas e jurídicas, sem fins lucrativos, tendo como finalidade promover, defender e incentivar o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos, priorizando as questões étnicas e com essa finalidade congregar esforços com instituições públicas ou privadas.
Durante a sua trajetória, realizou algumas ações voltadas para a pauta da diversidade cultural e étnica como: práticas de contação de histórias pretas voltada para o público infantil, palestras para adolescentes e professores sobre práticas antirracistas, oficinas de bonecas, músicas e autoestima de crianças pretas.
Ainda, participou da primeira edição do FiLiGrAm- Festival Internacional Literário de Gramado como co-curadora do eixo Polaroide através do Coletivo Sankofa, e vem dando continuidade a projetos, ações e pesquisas voltados para a história da população preta.

Data de publicação: 11/05/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima

Compartilhe!