Câmara concede homenagem a Escola de Pais do Brasil/Gramado

Na noite da última segunda-feira (17), durante a Sessão Ordinária, os Vereadores realizaram a entrega de ofício especial de homenagem a Escola de Pais do Brasil em Gramado pelos 15 anos de fundação e pelo excelente trabalho realizado, de forma voluntária, deste grupo,  em prol das famílias gramadenses.

“Tenho certeza que essa distinção de hoje nos servirá de incentivo em nossas jornadas cheias de alegrias, mas por vezes tão difíceis. Momentos como esse sempre nos fortificam. Então contem sempre com a seccional de Gramado, Escola de Pais do Brasil. Muito obrigada”, disse Terezinha Mazzurana em nome do Grupo.

“Essa homenagem é um gesto pequeno pelo tamanho do trabalho que vocês fazem na formação dos pais e educadores, porque hoje em dia, principalmente na vida atribulada, corrida como é, com as questões tecnológicas, é cada vez mais importante à presença de quem cria e quem educa junto aos nossos filhos e netos. E muitas vezes esses encontros que vocês proporcionam é que fazem com que possamos refletir e ouvir de pessoas qualificadas o quão importante é estarmos presentes na vida dessas crianças e jovens que serão o nosso amanhã. Então esse é o nosso reconhecimento para que permaneçam nesse trabalho voluntário e gratuito. Parabéns”, destacou João.

Histórico

A EPB - Escola de Pais do Brasil, é uma organização da sociedade civil, de origem cristã, nascida em São Paulo no ano de 1963, que tem por objetivo primário, atuar na capacitação dos pais. É um movimento particular, voluntário, gratuito, que não faz distinção alguma quanto à raça, condição social, religião ou credo político.

Tem como Missão: “Ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos“.

Objetivo Geral

Atuar na capacitação dos pais para formar verdadeiros cidadãos.

Objetivos específicos

Reforço à família, conscientização da maternidade e paternidade responsáveis , preparação para viver e conviver num mundo em mudanças constantes,

Transmissão de conhecimentos básicos de psicologia e técnicas pedagógicas educativas, que favoreçam a reformulação de conceitos, e facilitem a convivência entre pais e filhos.

Conscientização da importância da família na formação do ser humano e sua repercussão nos meios sociais: trabalho, escola, comunidade.

Metodologia

Busca de maneira participativa e criativa, conduzir os pais a uma reflexão sobre a problemática educacional, auxiliando-os  a promover a mudança de comportamentos pedagógicos desaconselháveis. Atualiza os pais no sentido de se auto educarem para o mundo atual, a fim de melhor exercerem o seu papel. Seu trabalho tem caráter preventivo, e permite, através de sua metodologia, envolvendo direção, coordenação, professores e alunos, manter o nível de interesse dos pais, pois enfoca a real problemática educativa de todos os grupos sociais.

Temário

Círculos de Estudos e debates

1º EDUCAR É UM DESAFIO

2º VALORES E LIMITES NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

3º PAI, MÃE E AGENTES EDUCADORES

4º DESDE A EDUCAÇÃO A INFÂNCIA ATÉ A PUBERDADE

5º ADOLESCÊNCIA: O SEGUNDO NASCIMENTO

6º A SEXUALIDADE NO CICLO DE VIDA DA FAMÍLIA

7º CIDADANIA E CULTURA DA PAZ

Este temário é desenvolvido em sete semanas consecutivas, nos chamados Círculos de estudos e debates. Cada noite trata de um ou mais  temas, com técnicas de exposição do conteúdo pelo casal coordenador, seguida de debate em grupo e painel, em tempo próximo de 1h 30min. O coordenador dos trabalhos é um casal da EPB da seccional local.

Seccional de Gramado da Escola de Pais do Brasil

Atuamos há 15 anos na seccional de Gramado da EPB. Dedicamos parte de nosso tempo livre a esta causa que já sabemos vencedora, por seus próprios princípios e objetivos e que foi para nós, de notável auxílio na nossa vida de pais e de avós. Cada casal conheceu a EPB ao realizar o Círculo, como participante. A opção de abraçar a causa foi pessoal. Estamos cheios de entusiasmo na perspectiva de podermos realizar, em Gramado sempre os Círculos de estudos e debates, prestando assim um serviço à comunidade, em prol de famílias mais felizes.

Desde 2001 vimos realizando trabalhos com pais e mães em escolas do município, uma média de 02 círculos por ano. Ao final de cada ano, elaboramos o projeto do ano seguinte, conforme solicitação das escolas. Todas já tiveram o trabalho e, algumas por duas ou três vezes.

Membros da Seccional de Gramado

Somos atualmente cinco casais e uma pessoa sozinha:

José Airton e Maria Lúcia Bérgamo

Luis Carlos e Mari Muraro- casal Presidente