CESMA trata da questão UNOPAR

Na última quinta-feira, dia 16, os vereadores que compõem a Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente, Professor Daniel, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde, estiveram reunidos com os representantes da UNOPAR Gramado, Tailor Schmidt e Jeferson Teixeira, para tratar da questão da saída da universidade da Escola Municipal Senador e o futuro da entidade de ensino em Gramado.

De início eles tranquilizaram a Comissão ao afirmarem que foi fixado um acordo com a administração pública onde a UNOPAR e a Prefeitura prorrogaram até o final de 2017 o uso do local pela entidade de ensino. Após esse período vem se estudando uma nova proposta, podendo essa ser uma parceria público/privada ou apenas privada.

Tailor é a favor da parceria público/privada que vem dando certa nesses 9 anos de atividades. “Com parceria conquistamos muitas coisas. Formamos muitos alunos, trouxemos cursos novos para a cidade, concedemos inúmeras bolsas de estudos, reformamos e modernizamos a Escola Senador”, enfim, ele descreveu um pouco do que foi feito nesse período.

O intuito da Unopar é a concessão por parte do Município do pavilhão ao lado da Escola Senador para utilização da Universidade. O mesmo seria transformado em auditório e ganharia mais salas que poderiam ser utilizadas em parceria, ou ainda a concessão para utilização de um outro local, onde a Unopar construiria um prédio que abrigaria além da faculdade também uma escola de educação infantil, ou posto de saúde, e obviamente manteria as bolsas já ofertadas.

Conheça um pouco da história dessa parceria

Unopar/Prefeitura

- A Parceria prevê o uso noturno da Escola Senador para funcionamento do Polo Unopar. Em contrapartida o Polo paga bolsas de estudos para estudantes indicados pelo Conselho Municipal de Educação;

- O Polo utiliza 15 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, de forma compartilhada, possuindo dois espaços exclusivos;

- As salas de aula foram equipadas com tecnologia de internet, computador, Datashow, áudio e são compartilhados para utilização dos professores e alunos da escola;

- O investimento realizado pelo Polo nas salas é de aproximadamente R$ 105 mil;

- Foram realizadas melhorias constantes na estrutura da escola, como adequação de banheiros PNE, reforma de banheiros feminino e masculino, melhoria da banda de internet, instalação de computadores na biblioteca, pinturas, revitalização de pisos e reformas elétricas. Investimentos realizado pelo Polo nas melhorias físicas é de aproximadamente R$ 65 mil;

- Mensalmente é realizado repasse ao CPM – Circulo de Pais e Mestres da Escola o valor de um salário mínimo, tendo se repassado desde 2010 até hoje R$ 47.136;

- Em retornos fiscais para o município a Unopar trouxe em ISSQN um total de R$ 210.147,00;

- O Polo conta atualmente com 47 colaboradores sendo 30 tutores de sala e 17 funcionários administrativo tendo investido em pagamento de 2008 até hoje – R$ 2.048.190;

- O Polo formou, a partir de 2010, 998 alunos graduados nas áreas de administração, pedagogia, história, letras, geografia, matemática, ciências contábeis, ciências biológicas, analise e desenvolvimento de sistemas, recursos humanos, gestão financeira, marketing, gestão pública, gestão ambiental, segurança do trabalho, processos gerenciais e estética e imagem pessoal.

- A Unopar possui hoje 74 bolsistas em um investimento mensal de R$ 14.118,09, tendo investido nesses nove anos R$ 580.933,50 em bolsas estudantis;

- Ressalta-se que a Unopar é a universidade, porém em Gramado é uma empresa que gere tal universidade e paga por essas bolsas.

Nesse sentido a Comissão de Educação reforça que apoia integralmente a permanência da Unopar em Gramado e a parceria público/privada, dentro da legalidade. “Apoiamos essa parceria, desde que de forma legal, pois sabemos que com ela Gramado ganha. Muitos estudantes ganham bolsas o que não seria possível se a Universidade não tivesse essa parceria com a Prefeitura. Nesse sentido vamos verificar quais ações tomar para que possamos atuar na manutenção desse modelo que vem favorecendo o Gramadense”, destacaram.

Tailor e Jeferson enfatizam que a Unopar permanece na cidade. “Temos duas opções ou mantemos a parceria com a Prefeitura onde mantemos a metodologia atual, com as bolsas concedidas ou então partiremos para a questão especialmente privada, o que do nosso ponto de vista não é o mais adequado”, enfatizaram.

As conversas com o Executivo seguem agora acompanhadas pela Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Data de publicação: 21/03/2017