Na sessão do dia 29 de maio foi aprovada, por unanimidade, a Moção de Apoio a não privatização da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan proposta pelo vereador Professor Daniel. A mesma será encaminhada à Corsan e a Assembleia Legislativa.

Professor Daniel apresenta Moção de Apoio a não privatização da Corsan

“É público e notório pelos Vereadores desta Casa Legislativa os problemas que serão enfrentados caso ocorra à privatização de algumas de nossas estatais, sendo uma delas a Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento), atuante no município de Gramado. A manutenção dessas são fundamentais para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do sul, além de cumprirem importante papel estratégico. Os lucros obtidos reforçam o caixa único do Estado, contribuindo para o pagamento dos (as) servidores (as) e a prestação dos serviços públicos como saúde, educação, segurança e assistência social”, explicou o vereador Professor Daniel.

A Corsan foi criada em 1965, tem capital 100 % público e possui contratos com Prefeituras para abastecimento de água e esgotamento em 316 cidades gaúchas, atendendo aproximadamente 6 milhões de pessoas, isto representando cerca de 2/3 da população do Estado. A Companhia trabalha com o chamado subsídio cruzado: sua atuação em grandes cidades compensa a atuação nas pequenas evitando que os preços disparem e assim possibilitando o abastecimento de água e esgotamento nos municípios de pequeno e médio porte. Ainda destaca-se que a Corsan mantém-se superavitária, em 2016, a Companhia apresentou superávit superior a R$ 200 milhões.

“Por todo o exposto, a privatização da Companhia não solucionará os problemas enfrentados pelo Rio Grande do Sul, ao contrário, a Companhia não utiliza recursos do caixa único do Estado, e a simples entrega do monopólio do setor nas mãos de multinacionais estrangeiras, apenas agravará a crise, pois a produção de materiais e equipamentos destinados às concessões será transferida para o exterior e milhares de empregos serão perdidos, bilhões de impostos deixarão de ser arrecadados, os lucros serão remetidos aos acionistas privados, e a frágil economia gaúcha sofrerá mais um duro golpe. Em vista dos fatos mencionados, nós, vereadores, aprovamos esta moção de  apoio a Companhia Rio-Grandense de Saneamento - Corsan, e solicitamos à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que não aprove qualquer proposta de federalização, privatização ou alienação da Corsan”, completou o Professor Daniel.

Data de publicação: 01/06/2017