O vereador Professor Daniel (PT) apresentou Moção de Aplausos pela passagem dos 20 anos de fundação da APOG- Associação de Produtores Orgânicos no Município de Gramado.

Associação de Produtores Orgânicos receberá Moção de Aplausos

 

O vereador Professor Daniel (PT) apresentou Moção de Aplausos pela passagem dos 20 anos de fundação da APOG- Associação de Produtores Orgânicos no Município de Gramado. A proposta foi aprovada na sessão de ontem (07), por unanimidade.

A entrega da homenagem se dará em sessão ordinária agendada para o dia 04 de junho, com início às 18h.

Histórico

A Associação de Produtores Orgânicos de Gramado, a APOG iniciou suas atividades no ano de 1998, quando durante a edição da festa da colônia três pessoas: Nilza, Tânia e Altair, concluíram que Gramado merecia dentro do espírito rural, ter algo diferenciado do normalmente encontrado, ou seja, produtos naturais.     A ideia estava lançada, então estas pessoas procuraram o escritório da EMATER em busca de orientação, e encontraram grande apoio, em especial na pessoa de Antônio Favero. Em 6 de maio de 1998, a ideia criou forma, e um grupo de pessoas com a mesma linha de pensamento, reuniu-se para formar uma comissão organizadora, para tratar da criação da Associação dos Produtores Orgânicos de Gramado e a Constituição da Feira Orgânica. Dentre essas pessoas estavam: Nilza Vendrúsculo, Roque Domingos Rossi, Tânia Sperry, Arsildo Strauss, Auri Loesch, Antônio Favero, Lorita Rossi, Cirilo Gruszynski, Calvet Yung de Souza e Lidia Yung de Souza, estas pessoas reuniram-se por mais de um ano, dedicando seu tempo, carinho e dedicação para a formação, constituição e efetivação deste projeto. Com muito trabalho, muito estudo, muitas experiências e muitas trocas de ideias sobre a forma de produzir, em 5 de maio de 1999 constituiu-se a “ Feira de Produtores Orgânicos de Gramado”, ofertando aos clientes produtos livres de agroquímicos e saudáveis. Atualmente a feira de produtos orgânicos da  APOG é realizada todos os sábados pela manhã na praça das etnias,  e os atuais integrantes são: José e Francisca Foss, Nilza Vendrúsculo, Antônio e Helena Lovato, Vicente e Fátima Marcon, Erni e Laurita Cavichion, Dulce Rossato e Eliezer e Tamires Feld.   

Data de publicação: 08/05/2018

Compartilhe!