Moção pelos 80 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro.

Escola David Canabarro recebe Moção pelos 80 anos

Foi entregue ontem (06), durante a sessão ordinária da Casa, a Moção de Aplausos pela passagem dos 80 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro no município de Gramado. A proposta é de autoria dos vereadores Manu da Costa (PRB), Professor Daniel (PT) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).

Representaram a escola a diretora Tatiana Dalle Molle e a vice-diretora, Rosana Ventura. “Agradeço a Moção de Aplausos pelos 80 anos, que é a soma do trabalho de muitas pessoas que se dedicam a Escola. Temos algumas peculiaridades na estrutura da escola, temos o prédio interditado, uma interdição parcial, e já ganhamos a obra do estado, mas falta concretizar, falta o secretário de Educação e de Obras do Estado dar inicio a essa obra, para isso contamos com o apoio de todos vocês. O que queremos é dar a verdadeira qualidade de educação a todos os alunos”.

A vereadora Rosi destacou que “É com muito orgulho e nos sentimos muito felizes em poder prestar essa homenagem, esse reconhecimento ao trabalho que vocês fazem, que foi feito por muitas pessoas, é o somatório de muitas pessoas que passaram nesses 80 anos de atividades. Então é um gesto pequeno perante o trabalho todo feito por essa Escola em prol da nossa comunidade e principalmente ao bairro Jardim. Temos que parabenizar professores, alunos, pais, comunidade escolar, do bairro, enfim todos que passaram por essa escola e agradecer o trabalho, mesmo com todas as dificuldades que a gente sabe que a Escola vem enfrentando, ainda vocês conseguem fazer um belo trabalho pela educação. Então parabéns a todos e essa moção é reconhecimento da comunidade ao trabalho feito”.

“Honrada e feliz de poder homenagear, através dessa Moção, uma escola que acompanhou a nossa história, o desenvolvimento de nossa cidade. Uma cidade que plantou muitos dos nossos profissionais, gestores, muitos de nossa comunidade, um pouco do seu caráter. Sabemos o papel fundamental da escola na formação do cidadão, em todos os aspectos, não só trazendo conhecimento, mas contribuindo para formação de caráter. Se temos uma linda cidade é porque temos cidadãos com ótimo caráter, trabalhadores com certeza contribuem para isso. Vou fazer a minha homenagem então a Tatiana e a Rosana, que estão hoje a frente desse trabalho, e que representam todas as pessoas que ao longo desses 80 anos deram um pouco de si para que essa escola chegasse aos 80 anos com qualidade, uma escola modelo, que sempre tem tudo direitinho, e realmente é uma escola diferenciada. A direção se caracteriza por buscar recursos, e sabemos que quando se fala de escolas estaduais, há muitos problemas e depende muito da direção. Parabéns a todos os professores, a comunidade que é participativa. É um pouco de carinho do povo de Gramado”, disse Manu.

Por fim, o vereador Professor Daniel enfatizou “eu fui professor na David Canabarro, tenho um carinho fraternal por essa escola, dos 14 anos como professor 10 estive lá, foi o primeiro lugar que entrei como professor, ainda em contrato emergencial do estado, então eu acompanhei uma geração do bairro crescer. Depois o que mais me marcou sempre foi a noção do sentimento de pertencimento. É uma coisa que se luta. Eles defendiam o bairro Jardim, e a escola sempre funcionou como um instrumento de organização do bairro de mobilização, a escola David Canabarro é o espaço mais importante do bairro, e é assim que tem que ser. Ela sempre esteve presente nos momentos importantes. Então parabenizar a Tati e a Rosana que estão a frente da escola, assim parabenizo a todos os professores, pessoas que trabalham na cozinha, na limpeza, os pais que participam, os alunos, toda a comunidade. Isso também foi algo que me chamou a atenção quando trabalhei lá, fazer a referência, trabalhei com a Jurema Ciccarolli, a Vanette, e o Gelson, e a professora Ivone (falecida), quatro grandes diretores que foram construindo o trabalho junto com outros que passaram por lá e tenho certeza que a Tati tem dado continuidade a esse trabalho de mobilização, de conscientização de uma localidade melhor através da Escola. Quero deixar esse registro, do carinho, do amor que temos pela David Canabarro, pelos alunos, pela escola e pela comunidade”.

Data de publicação: 07/05/2019