Na 31ª sessão ordinária da Câmara de Gramado, ocorrida no último dia 16, Luciano Rosa, presidente da Associação dos Guias de Turismo da Serra Gaúcha, ocupou a Tribuna do Povo para defender uma Lei Municipal que regulamente a atividade dos guias de turismo

Na 31ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, que aconteceu no último dia 16, Luciano Rosa, presidente da Associação dos Guias de Turismo da Serra Gaúcha, ocupou a Tribuna do Povo para defender uma Lei Municipal que regulamente a atividade do guia de turismo. Esta lei, segundo Luciano, é crucial para a fiscalização e o cumprimento da Lei Federal nº 8.623, de 1993, que estipula a obrigatoriedade da presença de guias de turismo em excursões que circulam pelo município.
Ele argumentou que a presença de guias de turismo durante todo o percurso entre os municípios é essencial para um turismo qualificado. Ressaltou que, com os eventos turísticos em Gramado e os serviços prestados para excursões, todos os setores da economia local se beneficiarão. “A regularização da profissão de guia de turismo é necessária para oferecer serviços qualificados aos turistas, o que, por sua vez, aumentará o fluxo turístico e a arrecadação de impostos em Gramado.
O papel do guia de turismo vai além de simplesmente dar boas-vindas aos visitantes. Eles são responsáveis por proporcionar lazer, informações históricas e culturais”, disse.
Luciano ressaltou que apenas guias de turismo qualificados e cadastrados no Ministério do Turismo devem apresentar a cidade aos turistas, garantindo uma experiência autêntica e informativa. “São os guias que moldam os roteiros turísticos e influenciam diretamente onde os turistas dormem, visitam, comem e compram. Portanto, a qualificação da categoria é vital para proporcionar aos visitantes uma experiência de qualidade e, consequentemente, aumentar a satisfação dos turistas”, completou.
Luciano concluiu seu discurso pedindo o apoio dos vereadores para a aprovação do projeto de Lei que deve ser protocolado no Legislativo pelo Executivo Municipal, enfatizando que essa medida é fundamental para o desenvolvimento qualificado do turismo em Gramado.

Data de publicação: 18/10/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado