A Sessão ordinária foi realizada nesta segunda-feira, dia 06 de outubro na Câmara Municipal de Gramado

Rodrigo Paim (MDB)
Pedido de informação: o vereador solicitou através do pedido n.º 038/2023, informações referentes a demissão dos servidores públicos aposentados.
Leia na íntegra: https://bit.ly/46468fy


Joel Reis (Progressitas)
Pedido de providências: Joel solicitou através da Secretaria Competente, pelo PRO n.º 174/2023, o estudo de tiabilidade, para ser disponibilizado o transporte público gratuito, durante os doze meses do ano, em todo o município. Segundo o vereador o transporte de passageiros é papel social, econômico e cultural sendo, por este motivo, considerado um serviço essencial. Assim, cabe ao Município, prioritariamente, a função de promover a democratização da mobilidade municipal, tratando-a como bem público que deve estar a serviço do conjunto da sociedade.
Leia na íntegra: https://bit.ly/3Sv2urV

Pedido de providências: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, pelo PRO n.º 175/2023, o estudo de viabilidade, para implantação de um quebra-molas ou redutor de velocidade, na Travessa dos Pinheiros, em frente ao número 88, Bairro Jardim. Conforme Joel, o pedido se faz necessário e imprescindível à segurança das crianças, animais e pedestres, uma vez que os veículos trafegam pelo local, em alta velocidade.
Saiba mais sobre o pedido: https://bit.ly/3QvFZ3K


Neri da Farmácia (Progressistas)
Pedido de providências: Neri solicitou a RGE (Rio Grande Energia), através do PRO 176/2023, a troca do poste de energia elétrica localizado na Rua Eugênio Benetti, em frente ao nº 36, no Bairro Casagrande. Segundo Neri, o poste encontra-se danificado na base, representando um perigo iminente para os moradores locais.
Pedido de providências: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, através do PRO n.º 177/2023, o recapeamento asfáltico na Rua Alberto Wazlawick, localizada no Bairro Casagrande. Conforme Neri, o recapeamento asfáltico não apenas contribuirá para a reabilitação da infraestrutura viária local, mas também promoverá um ambiente mais seguro e confortável para os moradores.
Indicação: Neri solicitou ao Executivo Municipal, pela IND n.º 102/2023, a condução de um estudo com o propósito de avaliar a substituição dos sistemas de sinais sonoros em todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, visando a minimização de incômodos sensoriais para alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conforme o vereador, é de extrema importância promover um ambiente educacional inclusivo e acessível para todos os estudantes, incluindo aqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O uso de sistemas de sinais sonoros em instituições de ensino pode ser um desafio para esses alunos, uma vez que esses sinais podem causar desconforto sensorial e dificultar a concentração, o que prejudica seu desempenho acadêmico e bem-estar.
Leia na íntegra: https://bit.ly/40qnmCC

Indicação: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, através da IND n.º 103/2023, a realização de um estudo com o objetivo de avaliar a viabilidade da criação de um Setor Municipal de Atendimento às Pessoas com Deficiência (PCD’s). Conforme Neri, essa indicação se baseia na necessidade de promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida das Pessoas com Deficiência (PCD’s) em nosso município.
Indicação: Neri solicitou ao Executivo Municipal, através da IND 104/2023, a condução de um estudo com a finalidade de avaliar a possibilidade de implementar um camarote especial com acomodações sensoriais, direcionado a pessoas com autismo e seus familiares, durante os espetáculos do Natal Luz. Segundo o vereador, as apresentações do Natal Luz contêm diversas características que podem representar desafios invisíveis para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hipersensibilidades sensoriais, como o barulho da plateia, volumes elevados, fogos de artifício, iluminação intensa e a aglomeração de pessoas.
Renan Sartori (MDB)
Indicação: o vereador solicitou ao Poder Executivo Municipal, através da IND n.º 105/2023, o estudo de viabilidade da implantação de uma Politica Pública para o incentivo da Compostagem no Município de Gramado. Segundo Renan, a composteira pode ser manejada em casa ou apartamento. Sua operação é fácil, basta separar os resíduos orgânicos e ter um pouco de matéria seca, como folhas ou serragem. Aí é só ir montado camadas dentro da caixa para alimentar as minhocas e outro micro-organismos do bem que vão transformar esse material em húmus e biofertilizante líquido.
Rosi Ecker Schmitt (Progressitas)
Indicação: a vereadora Rosi solicitou através da IND n.º 106/2023, a implantação da placa de nomenclatura na Rua José Geronymo Marcadenti, Serra Grande. Segundo a vereadora  foi instituída nomenclatura da Rua através do PLL 038/2023.
Acompanhe o pedido: https://bit.ly/3SuXqEf

Data de publicação: 07/11/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas

Compartilhe!