Câmara de Vereadores entregou troféu Silvia Zorzanello a Jussara Yanez Leite e Moção para o Festuris

A Casa do Povo de Gramado abriu suas portas para uma noite de emoção e belas homenagens a grandes nomes do turismo nesta quarta-feira, dia 8. A cerimônia realizada pela Câmara de Vereadores realizou a entrega do troféu Silvia Zorzanello, entregue neste ano para a uruguaia Jussara Yanez Leite. A honraria foi entregue em sessão solene e, além dos parlamentares, contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Luia Barbacovi, representando o Executivo Municipal, e o secretário Estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodrigues Júnior. A distinção é entregue todo ano por meio de um Projeto de Lei do Legislativo de 2011, um ano após o falecimento de Silvia, fundadora do Festuris ao lado de Marta Rossi.
Na mesma ocasião, foi entregue uma Moção de Reconhecimento ao Festuris, pela sua importância no desenvolvimento turístico de Gramado. A homenagem foi recebida pelos CEOs da Feira, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Ao agradecer o troféu, Jussara Leite, diretora da Personal Turismo, disse que é um orgulho ser homenageada em Gramado. “Uma cidade que deu sempre muitas lições ao turismo”, declarou. Eduardo, filho de Silvia, falou em nome da homenagem ao Festuris e destacou o orgulho de ter a mãe como referência no setor de turismo e os exemplos dela, que se mantêm até hoje.
O presidente da Câmara de Vereadores, Celso Fioreze (PSDB), conduziu a sessão solene e falou em nome dos demais parlamentares. “Esta é uma noite para destacar as pessoas que valorizam o turismo local”, enfatizando a atuação de Jussara no segmento, assim como o legado de Silvia Zorzanello e do Festuris, atualmente por meio de Marta e Eduardo.
“Para todas as mulheres empreendedoras do turismo”
Depois da entrega do troféu e da Moção, o segundo momento da cerimônia foi conduzido pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo, quando a trajetória profissional de Marta Rossi foi reconhecida com a Medalha de Mérito. “Nasci em uma cidade que, já nos seus primórdios, aprendeu a dar voz de fala para todos, entendeu que parceria público privada deveria ser alinhada e que o turismo só seria bom para os visitantes, se fosse bom para seu povo, uma receita que deu certo”, disse Marta, sendo a primeira mulher da história a receber a distinção.
“É um privilégio ser a primeira mulher a receber a medalha entre os nove já homenageados. Esse reconhecimento é uma conquista e uma homenagem, não apenas para mim, mas para todas as mulheres empreendedoras do turismo”, ressaltou Marta.

Data de publicação: 09/11/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado