Institui em Gramado o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia

Aprovada criação de dia e regras para enfrentamento à Fibromialgia

Foi aprovado na sessão de ontem (27), por unanimidade, o projeto de autoria do vereador Dr. Ubiratã que institui em Gramado o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, filas preferenciais e vagas de estacionamento prioritárias aos portadores de Fibromialgia, a ser comemorado anualmente em 12 de maio.

Na semana em que incidir o dia 12 de maio, em cada ano, a Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando as ações promovidas pelo Ministério da Saúde e, conjuntamente com as unidades integrantes do Sistema Único de Saúde – SUS estimulará no município, campanhas educativas e de esclarecimento à população e aos profissionais de saúde sobre a Fibromialgia, seus sinais e sintomas e formas de melhorar a qualidade de vida dos portadores.

Ainda, ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas no município de Gramado obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia. As empresas comerciais que recebam pagamentos de contas e bancos deverão incluir os portadores de fibromialgia nas filas de atendimento prioritário, já destinadas aos idosos, gestantes e lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo e pessoas portadoras de deficiência.

Será permitido aos portadores de Fibromialgia estacionar em vagas já destinadas aos idosos, gestantes e portadores de deficiência. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão, bem como adesivo expedido pelo Executivo Municipal, por meio de comprovação médica.

Dr. Ubiratã destacou que a iniciativa partiu de três gramadenses que apresentaram a proposta a ele, desta forma agradeceu a Veneza Rodrigues, Flavia Aguiar e Neusa de Moraes pela iniciativa e enfatizou que a Câmara Municipal esta a disposição da comunidade que tiver projetos importantes para Gramado.

Data de publicação: 28/05/2019