Representantes do Coletivo Sankofa destacaram a importância do Termo de Cooperação e Combate a Discriminação Racial em Gramado

Marini Ferreira e Lis Reis ocuparam a Tribuna do Povo na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 27, representando o Coletivo Sankofa. Elas destacaram a importância da assinatura do Termo de Cooperação e Combate à Discriminação Racial que foi assinado no último dia 21 em Gramado.
Com a assinatura do documento, fica estabelecido que qualquer denúncia de discriminação racial será encaminhado um ofício para que o Município tome conhecimento e adote as medidas administrativas que forem necessárias. Também defende políticas públicas contra a discriminação racial, para que sejam postas em prática a partir do mês de abril.
Na Tribuna, Marini e Lis, fizeram a leitura da carta de manifestação do Coletivo sobre a importância do termo para o povo. “Respeitar e colocar tais leis em prática é o começo, para que possamos proferir discursos de igualdade sem hipocrisia, somos um país de múltiplas narrativas, de uma inegável e potente contribuição dos povos pretos, indígenas e quilombolas, unindo diversas nações, somos frutos de uma história imensa, que sob o desumano golpe da escravização e do genocídio foi apagada, e depois de uma suposta liberdade, diminuída. Mas nossas sementes germinam e crescem por toda parte, toda vez que nos orgulhamos de nossos valores, nossa cultura, nossa estética e nossa filosofia”, destacaram as ativistas.
Elas finalizaram enaltecendo a importância de políticas públicas contemplarem a diversidade. “Queremos neste momento de compromisso, de reparação histórica de revolução, dizer que mudanças estão vindo e são de um povo preto”, finalizaram.

Data de publicação: 28/03/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima

Compartilhe!