Nesta terça-feira, dia 9, foi a vez dos alunos dos 3º e 4º anos da Escola Gentil Bonato visitarem a Câmara de Vereadores de Gramado. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Casa Legislativa, tendo uma palestra sobre os três poderes, tema que estão aprendendo em sala de aula. A visita foi coordenada pela diretora da Escola do Legislativo Juliana Sehn. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Câmara e os gabinetes dos vereadores.
Segundo a professora Luciane Portulan, a visita guiada tem uma importância fundamental na aprendizagem das crianças, tirando o aluno da sala de aula, do conteúdo teórico, e trazendo eles para conhecer na prática como o Poder Legislativo funciona.
“No ano passado nós tivemos experiências, conseguimos ser recebidos pelo prefeito e vice, conseguimos apresentar alguns secretários para eles. E isso se torna mais real, é diferente de trabalhar em sala de aula, no livro, onde tu vê que o prefeito é eleito a cada quatro anos e que a partir dos 16 anos esses alunos também terão esse direito, se torna mais real. O prefeito e o vereador deixam de ser uma figura teórica do livro e passam a ser uma pessoa. Com essa visita vamos inserindo aos pouquinhos a criança no exercício da democracia, na cidadania”, afirma Luciane.

Para participar
O projeto “Plantando um Futuro” abrange todas as escolas do município e estará em prática durante o ano todo, quando os alunos estudam em sua grade curricular o município de Gramado e os três poderes. As escolas podem participar encaminhando um e-mail para a Escola do Legislativo agendando pelo endereço: escoladolegislativo@gramado.rs.leg.br.

Data de publicação: 10/05/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas